Olá pessoal,
Nesse segundo post aqui no Blog preciso retomar algo que prometi no primeiro, responder a pergunta: - Por que, com esta formação e experiência, ela está agora fazendo parte da Residência Pedagógica? Escrevi que a pergunta era mais do que justa e que ia tentar respondê-la com carinho.
#partiu
Hoje (2021), sou discente do Curso de Pedagogia da UCS, Segunda Licenciatura, e em poucos meses concluo o Curso. Você sabia que na UCS a gente pode fazer uma segunda licenciatura em Ciências Biológicas, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras (Espanhol, Inglês ou Português), Matemática, Pedagogia e Química na modalidade a distância? Pois é, podemos sim! Se você quiser saber mais acesse o link https://www.ucs.br/site/estudenaucs/segundalicenciatura/ e vai se informando! Quem sabe não seremos colegas em uma outra licenciatura?!
O fato é, que mesmo com minha formação tenho pouca experiência no 'chão da escola'. Perdoe a escolha de palavras, não coloco nenhum sentido pejorativo nelas. O 'chão da escola' é aquilo que chamo de essência, de alma. O 'chão da escola' é a sala de aula onde colocamos em prática tudo o que aprendemos ao longo da nossa formação.
Minhas experiências na educação básica - infelizmente - ficaram restritas aos estágios obrigatórios dos cursos (de Letras e agora de Pedagogia) e as atividades de formação nas quais atuei como oficineira, palestrante ou painelista. A dinâmica, a rotina da escola, a prática em si, o fazer docente com crianças e jovens é algo que estudei muito (pra valer) mas que, ainda, faz mais parte do meu imaginário do que do meu dia a dia.
Dai minha primeira motivação para a Residência Pedagógica: conhecer e aprender como se ensina e se aprende na escola!
Este segundo post está ficando meio longo, né?! Calma, fique sossegado/a que penso em dar continuidade a ele em um próximo texto. Penso que você já me conhece melhor e que, aos poucos, vou inserindo aqui no Blog, um pouquinho mais sobre mim, sobre a experiência na Residência Pedagógica, sobre a escola e sobre a professora regente que me acolheu como residente.
Ficou curioso/a? Então me segue aqui no Blog que vou estar continuamente inserindo textos novos. Também pode sugerir conteúdos ou me perguntar alguma coisa nos comentários. Vou responder com brevidade!
E deixo aqui um convite para conhecer o site da Residência Pedagógica da UCS e os meus colegas que também estão vivendo está experiência. Pra acessar o site é só clicar no link: https://www.ucs.br/site/residencia-pedagogica/.
A próxima vez que nos encontrarmos vou contar um pouquinho sobre a minha segunda licenciatura (em Pedagogia) e a oportunidade de ser uma das acadêmicas selecionadas para o Programa Residência Pedagógica da UCS. Aliás, esse nome já provoca nossa imaginação porque ouvimos, com frequência, discentes de medicina falarem sobre a residência que é obrigatória para a conclusão de sua formação. Mas, na Pedagogia, isso é algo bem novo. O Programa foi instituído pela Portaria nº 38/2018. Vamos entender um pouco mais sobre ele nos próximos posts.
Abraço fraterno,
Dani (ela).
Nenhum comentário:
Postar um comentário